sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SUGESTÕES LITERÁRIAS (NÃO JURÍDICOS)


 O LIVRO DAS ILUSOES (Autor: AUSTER, PAUL) - O comediante Hector Mann procura acertar contas com a própria história depois do assassinato de uma namorada - some de Hollywood, tenta várias vezes o suicídio e alimenta um amor platônico pela irmã caçula da namorada morta. Desnorteado, passa a frequentar espetáculos de sexo explícito, até que acaba saindo como herói de um assalto em que é baleado e quase morre para salvar a vida de uma mulher. Essa história atribulada irá fascinar o professor universitário David Zimmer, que vive isolado do mundo desde que perdeu mulher e filhos num desastre aéreo. Zimmer vê a atuação de Hector Mann num documentário sobre comédias do cinema mudo e, encantado, resolve escrever sobre o ator, dado como morto em 1929. Mas ao publicar o livro, o professor é surpreendido por um estranho convite; assistir aos filmes dirigidos por Hector Mann entre 1940 e 1950.

A HISTORIA DO AMOR (Autor: KRAUSS, NICOLE) - Neste romance, um jovem judeu polonês escreve um livro sobre o amor e a existência, mas é obrigado a deixá-lo para trás, junto com a paixão que o inspirou, quando a Polônia é tomada pelos nazistas. Décadas depois, o livro reaparece para unir personagens muito diferentes - Leo Gursky, um imigrante em Nova York; Litvinoff, um professor no Chile; Alma Singer, a filha de uma tradutora literária; Isaac Moritz, escritor americano. Em diferentes vozes, cada uma com seu ritmo e sintaxe, 'A história do amor' gira entre ritos de iniciação e acaso.

A MEMORIA DE UMA AMIZADE ETERNA (Autor: CALDWELL, GAIL) - Uma sabia nadar. Outra, remar. As duas escritoras queriam trocar experiências e, por anos, Gail e Caroline remaram juntas. Esta é a história de duas amigas inseparáveis que só se desligaram fisicamente com a morte de Caroline Knapp, e que a autora Gail Caldwell conta neste livro. Íntimas, com um passado coincidentemente perturbador - ambas foram alcoólatras -, as amigas tinham outro ponto de intersecção - Caroline havia passado por um período de anorexia aos vinte anos e Gail havia tido paralisia infantil, mancando um pouco por conta disso. Em comum, tinham a literatura.

SOLAR DA FOSSA - UM TERRITORIO DE LIBERDADE (Autor: VAZ, TONINHO) - Em 'Solar da Fossa', Toninho Vaz traz histórias que aconteceram em um casarão colonial de dois andares, em Botafogo, que, segundo o autor, mudou os rumos da cultura carioca. De 1964 a 1971, passaram pela pensão diversas personalidades da música popular, teatro, cinema, televisão, imprensa e política. Entre os inquilinos figuram nomes como Caetano Veloso, Gal Costa, Paulo Coelho, Paulinho da Viola, Tim Maia, Maria Gladys, Betty Faria, Ítala Nandi, Antônio Pitanga, Zé Kéti, a maioria na faixa dos 20 anos. Esta obra conta a história de liberdade criativa em uma época de ditadura e procura resgatar uma fatia do cotidiano carioca, buscando revelar histórias, poesias e canções.

AQUELES QUE NOS SALVARAM (Autor: BLUM, JENNA) - 'Aqueles que nos Salvaram' conta a história de Anna, uma jovem de 18 anos com um futuro promissor aos olhos do pai, um simpatizante nazista - casar-se e ter filhos com um oficial alemão. Ao se apaixonar por um médico judeu, no entanto, sua vida muda completamente.

CASADOS COM PARIS (A VIDA DO JOVEM CASAL HEMINGWAY NOS LOUCOS ANOS 20) (Autor: MCLAIN, PAULA) - 'Casados com Paris' procura revelar uma face desconhecida do escritor Ernest Hemingway ao debruçar-se sobre sua juventude durante o período em que foi casado com Hadley Richardson. Tendo como cenário a Paris da década de 1920, os chamados 'Anos Loucos', e narrado sob o ponto de vista da esposa, o livro conta a conturbada história de amor entre ela e o jovem Hemingway.

O CASO NERUDA (Autor: AMPUERO, ROBERTO) - Velho e doente, o poeta Pablo Neruda volta ao Chile no inverno de 1973, depois de deixar o posto de embaixador do governo de Salvador Allende em Paris. Em sua vida repleta de êxitos, resta um mistério a desvendar - uma dúvida que o atormenta quando percebe que sua vida chega ao fim. Nesse momento, Neruda conhece o detetive cubano Cayetano Brulé, a quem confia a missão de seguir o rastro de Beatriz de Bracamonte, a única pessoa capaz de elucidar o passado do poeta. Enquanto Brulé empreende sua caçada em vários países, Neruda aguarda impaciente a chegada de notícias em um ambiente cada vez mais tenso com a iminência de um golpe militar contra o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário